Entre em contato 41 3014.7749

Publicações

O que fazer quando você não consegue dormir

Psic. Ms. Angela de Loyola Runnacles (CRP 08/07433)

O livro “O que fazer quando você não consegue dormir” faz parte de uma coleção dedicada ao público infantil, publicada no Brasil pela Artmed. A autora, Dawn Huebner (2009), é psicóloga clínica e oferece nos livros da coleção recursos para pais e crianças que buscam algum tipo de mudança de comportamento. Ainda que seja escrito em linguagem acessível, e voltado para as crianças, é essencial que os pais acompanhem a leitura – isso porque podem ser exigidas mudanças consideráveis na rotina de toda a família.

a54cde17-4c01-46e7-b091-37ab153110b8

 

Para ajudar as crianças a superarem as dificuldades na hora do sono, a autora utiliza a mágica como metáfora: quando se aprende um truque de mágica, é necessário treinar muitas vezes até que se consiga fazê-lo com perfeição. O mesmo ocorre com a rotina de sono, na qual a criança certamente só terá sucesso após várias tentativas. Da mesma forma que na mágica, os passos devem ser seguidos à risca, para que se consiga dormir com facilidade. Os truques de mágica exigem uma preparação prévia, assim como o sono. Assim, a cada capítulo a autora vai apresentando um truque de mágica novo, mostrando como o truque se relaciona com a hora de dormir, e apresentando tarefas práticas para a criança (e a família) executar.

Além dos “truques de mágica” também são apresentados “jogos em família”, importantes recursos para enfrentar o medo do escuro, para adormecer sozinho, para lidar com pensamentos negativos, para reduzir a agitação mental, relaxar o corpo, lidar com despertares noturnos e pesadelos.

como-tratar-inso%cc%82nia-infantil-21

 

O “Famoso Grande Jogo de Esconder Que Faz o Medo Desaparecer”, por exemplo, propõe que a criança gradualmente se afaste do restante da família para procurar um objeto escondido, inicialmente no claro e finalmente no escuro usando uma lanterna. No “Jogo de Economizar Tíquetes de Chamadas aos Pais”, o comportamento de dormir sem chamar os pais é reforçado. Técnicas de respiração e relaxamento muscular progressivo, orientações de alimentação, atividade física e temperatura ambiente também são apresentadas de forma didática e atraente à criança.

Se os recursos apresentados no livro não ajudarem a melhorar o sono da criança, uma ajuda profissional pode ser necessária. De modo geral, seguindo e exercitando todos os passos do livro, a família pode levar a criança a dormir sozinha em sua própria cama, sem medos, sem maus pensamentos, sem escapadas da cama e sem desconfortos – como num passe de mágica!

insonia-infantil

 

Contato: angela@crescercomafeto.com.br

Referência:

Huebner, D. (2009) O que fazer quando você não consegue dormir: um guia para as crianças superarem problemas na hora do sono. Porto Alegre: Artmed.

Deixe aqui seu comentário Seu endereço de email não será publicado